EXPORTAÇÃO

Vender para o exterior: mitos, benefícios e muito mais

Redator Valor Aduaneiro

Vender para o exterior: mitos, benefícios e muito mais

Redator Valor Aduaneiro

Abrir caminho para a venda dos produtos da sua empresa no mercado exterior será sempre uma vantagem, não importa em que período econômico estejamos. Com o dólar em alta e sem previsão de queda significativa, os benefícios são ainda mais expressivos.

A alta do dólar representa, mesmo no Brasil, uma alta no valor de inúmeros produtos e serviços, então porque não transformar essa desvantagem em fonte de renda para o seu negócio? Vender em dólar, em tempos como o atual, pode multiplicar a sua receita e mudar definitivamente os rumos da empresa que começa a exportar.

Mas como isso é possível? É preciso ser uma grande empresa para exportar? Como iniciar as suas vendas no exterior? Essas são algumas das perguntas que responderemos no texto a seguir.

Vender para o exterior é difícil? Veja alguns mitos sobre a exportação

Em primeiro lugar, vamos tentar nos livrar de alguns mitos sobre a exportação, que acabam deixando muitas empresas de fora do mercado internacional.

Vender para o exterior não é para pequenas empresas

Essa ideia é a que mais afasta as pequenas empresas do sonho de exportar seus produtos. Mas, na verdade, não é necessário ter uma grande estrutura para entrar no comércio exterior.

No Brasil, quase metade das exportações são feitas por pequenas e micro empresas. E, embora representem uma fatia bem menor do total dos valores exportados, este não é realmente um dado tão importante. Afinal, você não mede o sucesso do seu negócio comparando a sua receita com a de grandes empresas.

O que importa é que essas micro e pequenas empresas estão vendendo os seus produtos com sucesso no exterior e a sua empresa também pode se beneficiar desse tipo de negócio.

Vender para o exterior não compensa porque tem um alto custo?

Será necessário adaptar o seu produto e os seus procedimentos internos para que a sua empresa entre com sucesso no comércio exterior. Isso vai demandar tempo, planejamento e recursos iniciais, que a sua empresa pode não dispor no momento.

Porém, exportadores iniciantes podem contar com a ajuda de especialistas em comércio exterior que, através de sua ampla experiência no mercado, podem diagnosticar e traçar um plano de exportação para o seu negócio com os menores custos disponíveis. Além disso, o empresário pode contar com linhas de crédito e programas específicos para empresas que pretendem começar a vender no exterior.

Vender para o exterior não é uma operação de alto custo e sim um investimento a ser feito para o futuro da sua empresa.

Vender no Brasil é o bastante para a sua empresa?

A sua empresa pode estar com a saúde financeira em dia, vendendo apenas no mercado interno, mas é um erro estagnar nessa pretensa estabilidade. Isso porque o mercado interno está sempre sujeito a crises e flutuações, então a estabilidade de hoje pode se tornar uma grande dificuldade amanhã, mesmo que o seu negócio esteja bem estabelecido.

Vender para o exterior aumenta o volume de vendas e diversifica a sua atuação, em cenários que não estão necessariamente sujeitos ao que acontece no Brasil. Portanto, exportar é também uma boa estratégia de gestão de riscos.

Investir no exterior é tirar empregos do Brasil?

Não, isso é outro mito sobre a exportação e um dos que menos se adapta à realidade. Você não estará contratando mão de obra no exterior. Sua produção continuará sendo feita no Brasil, com seus próprios funcionários e a sua própria estrutura. Apenas o produto final será vendido no exterior. E isso significa que a sua empresa estará colaborando com a alta da balança comercial, aqui mesmo no Brasil.

Quais os benefícios de vender para o exterior?

Mas afinal, quais são as vantagens de vender para o exterior? Além da estabilidade, que já mencionamos brevemente no capítulo anterior, elas são inúmeras. E em momentos em que o dólar está em alta, como agora, a recompensa financeira de exportar produtos é ainda mais significativa.

Maior volume de vendas

O acesso a novos mercados consumidores através da exportação trará novos clientes e um aumento nas suas vendas. É possível até mesmo que, com o tempo, a sua empresa precise investir em infraestrutura para comportar a demanda.

Maior capacidade para lidar com as crises

Não estar totalmente dependente do mercado interno fará com que a sua empresa atravesse as crises econômicas no Brasil com uma maior facilidade. Sem exportar, se o consumo cai ou os impostos aumentam, por exemplo, suas vendas reduzirão ou o seu lucro será reduzido. A atuação no mercado externo pode assegurar a saúde financeira do negócio nesses tempos de crise.

Incentivos fiscais

Sua empresa pode se beneficiar da redução ou isenção de tributos ao exportar, dependendo do ramo e do tipo de produto que exporta. É possível aproveitar incentivos fiscais em impostos como o IPI, ICMS, COFINS, CSLL e o IRPJ.

Venda de produtos em dólar

O dólar é uma moeda muito mais estável que o Real e é utilizada em boa parte das operações de exportação. É de se notar que, desde 2013, a cotação do dólar não cai abaixo dos dois reais, e temos longos períodos de dólar em alta. Seu produto pode valorizar de acordo com o câmbio do dólar, o que só aconteceria, no Brasil, com uma alta no valor do produto.

Como iniciar um processo de venda para o exterior? 

Para iniciar suas vendas para o exterior, o melhor caminho é, certamente, contar com ajuda especializada. Você pode contratar uma empresa com experiência, que cuide de todos os trâmites, desde o planejamento, até que tenha a experiência necessária para realizar todo o processo. Veja a seguir alguns passos para começar a vender no exterior.

Pesquisa de mercado

Onde há consumidores para o seu produto no exterior? É necessário realizar um levantamento dos possíveis locais, bem como de suas perspectivas econômicas e condições para a exportação.

Plano de negócios

Deve ser feito um levantamento minucioso e detalhado a respeito de todos os custos envolvidos no processo de exportação, tanto o que será necessário para possibilitar a venda no exterior, quanto o que será necessário a cada operação e, ainda, o que a empresa precisa de capital de giro até que essas vendas se consolidem.

Torne-se apto juridicamente

Sua empresa e as suas operações de exportação deverão estar devidamente regularizadas para a prática, o que será, provavelmente, a etapa mais difícil ou trabalhosa a ser realizada ao começar a vender no exterior.

Certificado OEA, caso esteja pretendendo vender diretamente, habilitação no Siscomex, Fatura Comercial, Romaneio, Certificado de origem, Conhecimento de embarque, Carta de crédito e seguro, são alguns dos documentos e procedimentos com os quais você deverá se familiarizar e preparar corretamente.

Conclusão

Vender para o exterior será, certamente, uma grande mudança, tanto na rotina, quanto para a saúde financeira da sua empresa. No entanto, é uma atividade que requer um planejamento consciente, algum investimento e a adaptação da estrutura do negócio.

Mas fique tranquilo, você pode contar com a experiência da Valor Aduaneiro no mercado internacional! Nós ajudaremos a sua empresa a vender para o exterior, desde o planejamento até o envio de suas mercadorias, com toda a segurança fiscal e jurídica. Entre em contato para saber mais.

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