Despacho Aduaneiro e Assessoria
IMPORTAÇÃO
Redator Valor Aduaneiro
Redator Valor Aduaneiro
Já vimos como o despachante aduaneiro pode ajudar o seu negócio. Agora é hora de saber de fato como acontece o processo, isto é, o despacho aduaneiro de importação.
O direito aduaneiro cita o despacho aduaneiro como a liberação de uma mercadoria pela alfândega para a entrada no país (em caso de importação) ou sua saída (em caso de exportação), depois da sua documentação ser verificada.
Além disso, o despachante aduaneiro é o especialista que elabora a declaração de importação para a sua empresa.
Depois de realizada a negociação com o exportador e emitida a proforma invoice – que seria equivalente ao pedido de compra – o despachante irá verificar a NCM dos produtos.
Nesta verificação será investigado se as NCMs realmente se enquadram ao produto, e caso o enquadramento estiver correto, será verificado o tratamento administrativo para saber se há necessidade de licença de importação.
Além disso, existem dois tipos de licença, a licença prévia, que deve ser emitida e deferida antes do embarque e a licença pós, que pode ser emitida e deferida a qualquer momento, desde que seja antes do despacho aduaneiro.
Após realizada a verificação, emitidas as licenças para o respectivo órgão anuente e efetivada a produção no país do exportador, a mercadoria será despachada e embarcada no país estrangeiro.
Assim que embarcada, será emitido o conhecimento de embarque que será utilizado para o despacho.
Quando o veículo transportador chegar e deixar a carga no recinto de destino, é necessário realizar a liberação do Mapa para as embalagens de madeira em casos de importação marítima, pois podem existir pragas se não exterminadas da maneira correta.
É importante destacar que mesmo se a carga não possuir embalagens de madeira, é necessário a liberação.
Após recebidas as liberações desta etapa e deferidas eventuais licenças de importação, é possível fazer o registro da declaração de importação, dando sequência à liberação aduaneira.
Os documentos que são genericamente solicitados para realizar a elaboração da declaração de importação são:
Os documentos listados, são os que usualmente são utilizados nas importações, mas existem outros casos em que são exigidos documentos como certificado de origem que comprova a origem de fato do material.
A elaboração da declaração de importação é de responsabilidade do despachante aduaneiro, utilizando as informações transmitidas pelo importador.
Depois do registro da declaração, será aguardado um dos canais de parametrização que será feito por meio do gerenciamento de risco, que são o verde, amarelo, vermelho e cinza, cada um com um significado próprio conforme abaixo:
Hoje em dia por volta de 3% das cargas vão para um canal diferente do verde.
Depois de parametrizada, a declaração de importação estará aguardando pelo desembaraço aduaneiro, e posteriormente, a carga estará oficialmente nacionalizada.
Depois de desembaraçada, o próximo passo é realizar a liberação junto ao porto ou aeroporto que irá verificar se a carga não possui nenhuma pendência de pagamento de imposto ou ao transportador internacional.
Após a verificação e liberação, a carga estará pronta para seguir até sua empresa e o despacho aduaneiro de importação estará finalizado.
A Valor Aduaneiro é especialista em despachos aduaneiros e gerenciamento de processos de importação, garantindo agilidade e redução de custos em seus processos, sempre de acordo com a legislação vigente.
Consulte hoje mesmo nossa equipe e saiba como melhorar seus processos!
Receba os melhores conteúdos
Aproveite e leia também
Receba uma análise gratuita das suas operações