Despacho Aduaneiro e Assessoria
NEGÓCIOS
Redator Valor Aduaneiro
Redator Valor Aduaneiro
Você sabia que a PME é fundamental para o comércio exterior brasileiro? Entenda os principais desafios e oportunidades para esse porte que se destaca cada vez mais no setor.
A sigla PME significa pequena e média empresa.
Este termo é frequentemente utilizado para classificar, segundo o IBGE, o porte de uma empresa de acordo com o número de empregados.
As classificações do porte das empresas variam de acordo com o segmento de atuação, sendo elas:
Comércio e Serviços:
Indústria:
No Brasil, boa parte das pequenas e médias empresas já possuem operações no comércio exterior.
Segundo o Sebrae, em 2018 as vendas externas de PME alcançaram a valiosa marca de 1,24 bilhões de dólares, e em 2019, mais de 40% dos exportadores já eram PME.
Apesar desses números, o país ainda tem um potencial enorme para evoluir, e muito desse estímulo vem dos benefícios concedidos pelo governo.
Apesar da facilitação de alguns processos, muitos empresários têm dúvidas sobre importação e exportação.
Listamos abaixo as principais dificuldades enfrentadas.
Nem sempre um produto doméstico é aceito de forma íntegra ao mercado externo.
Muitas vezes faz-se necessário alterar algumas características, como matéria-prima, cores, design, composição, embalagem, entre outras.
Isso acontece devido a questão cultural e de normas e especificações técnicas do país de destino, que podem estar ligadas à higiene e saúde.
Com isso, a obtenção de certificações de adequação torna-se obrigatório.
Por fim, o pequeno e médio empresário deve estar ciente da possibilidade de solicitações de amostras, algo muito comum antes de um negócio ser concretizado.
Apesar de ter abertura a novos mercados, o empresário deve estar ciente que outras empresas internacionais estarão competindo com o seu negócio.
Para tal, visando maior competitividade, ele deve estar atento a atualizações tecnológicas constantemente.
As modalidades de pagamento e a própria logística no comércio exterior são mais complexas.
Com efeito, o prazo de ciclo de produção, venda e recebimento são maiores, o que aumenta a necessidade de um capital de giro maior para manter esse fluxo.
Dada a realidade da PME, há uma dificuldade de manter esse capital necessário.
Para determinados compradores, faz-se necessário ter uma escala de produção para atender todas as suas necessidades.
Assim, o empresário deve estar atento para não oferecer produtos a clientes que não possa suprir a demanda.
Nesse aspecto, o controle do lead time faz-se imprescindível.
É muito comum importadores receberem amostras excelentes, mas posteriormente, mercadorias com qualidade inferior.
Por outro lado, muitos produtos acabam perdendo a qualidade conforme o decorrer do tempo.
Para que esses casos não aconteçam no seu negócio, é necessário criar programas de qualidade, como adotar o ISO 9000, padronizar processos e recorrer a tecnologia.
Assim, após conseguir fabricar produtos de excelência, será possível manter a qualidade e o sucesso da mercadoria no exterior.
Visando a integridade do material, é aconselhado usar embalagens mais reforçadas para o transporte internacional.
Além disso, nos casos de utilização de contêiner, é preciso saber com exatidão a quantidade de material que pode ser transportada, para calcular corretamente os custos e preço de exportação.
É fundamental conhecer a burocracia e cultura do mercado alvo antes mesmo de executar o projeto.
O empresário deve estar atento a acordos e possíveis barreiras internacionais, como a alta taxação de determinado produto.
O aspecto cultural é necessário para entender se a sua mercadoria terá uma aceitação.
Muitos empresários deixam de acompanhar o processo quando a carga é embarcada.
No entanto, é necessário pensar na operação completa, e definir quem e como será prestada a assistência técnica, a reposição de peças e os serviços de pós-venda.
A promoção comercial no exterior é deixada de lado por muitos pequenos e médios empresários devido o seu alto valor.
Assim, a própria marca é substituída para vender com a marca dos clientes, algo mais simples para os primeiros pedidos.
Entretanto, sem um branding, a marca pode ser facilmente trocada por outro fornecedor.
Por isso, é fundamental investir no marketing internacional para manter e alavancar as vendas.
Apesar das dificuldades apresentadas, a PME que supera essas barreiras alcança inúmeros benefícios, como:
Assim, percebemos que uma empresa exportadora possui maior estabilidade e consegue evoluir de forma contínua a nível internacional.
A Valor Aduaneiro oferece um suporte completo para você começar a exportar.
Temos parceiros, ferramentas e conhecimento necessário para sua operação ser um sucesso.
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