NEGÓCIOS

PME na exportação: quais são os desafios e as oportunidades?

Redator Valor Aduaneiro

Mulher em ligação representando a PME na exportação

Redator Valor Aduaneiro

Você sabia que a PME é fundamental para o comércio exterior brasileiro? Entenda os principais desafios e oportunidades para esse porte que se destaca cada vez mais no setor.

Mas antes, o que define uma PME?

A sigla PME significa pequena e média empresa.

Este termo é frequentemente utilizado para classificar, segundo o IBGE, o porte de uma empresa de acordo com o número de empregados.

As classificações do porte das empresas variam de acordo com o segmento de atuação, sendo elas:

Comércio e Serviços:

  1. Microempresa: até 9 empregados;
  2. Pequena Empresa: De 10 a 49 empregados;
  3. Média Empresa: De 50 a 99 empregados;
  4. Grande Empresa: Mais de 100 empregados.

Indústria:

  1. Microempresa: Até 19 empregados;
  2. Pequena Empresa: De 20 a 99 empregados;
  3. Média Empresa: De 100 a 499 empregados;
  4. Grande Empresa: Mais de 500 empregados.

A evolução da PME na exportação

No Brasil, boa parte das pequenas e médias empresas já possuem operações no comércio exterior.

Segundo o Sebrae, em 2018 as vendas externas de PME alcançaram a valiosa marca de 1,24 bilhões de dólares, e em 2019, mais de 40% dos exportadores já eram PME.

Apesar desses números, o país ainda tem um potencial enorme para evoluir, e muito desse estímulo vem dos benefícios concedidos pelo governo.

Desafios da exportação para PME

Apesar da facilitação de alguns processos, muitos empresários têm dúvidas sobre importação e exportação.

Listamos abaixo as principais dificuldades enfrentadas.

Adequação do produto ao mercado estrangeiro

Nem sempre um produto doméstico é aceito de forma íntegra ao mercado externo.

Muitas vezes faz-se necessário alterar algumas características, como matéria-prima, cores, design, composição, embalagem, entre outras.

Isso acontece devido a questão cultural e de normas e especificações técnicas do país de destino, que podem estar ligadas à higiene e saúde.

Com isso, a obtenção de certificações de adequação torna-se obrigatório.

Por fim, o pequeno e médio empresário deve estar ciente da possibilidade de solicitações de amostras, algo muito comum antes de um negócio ser concretizado.

Inovação tecnológica

Apesar de ter abertura a novos mercados, o empresário deve estar ciente que outras empresas internacionais estarão competindo com o seu negócio.

Para tal, visando maior competitividade, ele deve estar atento a atualizações tecnológicas constantemente.

Maior capital de giro

As modalidades de pagamento e a própria logística no comércio exterior são mais complexas.

Com efeito, o prazo de ciclo de produção, venda e recebimento são maiores, o que aumenta a necessidade de um capital de giro maior para manter esse fluxo.

Dada a realidade da PME, há uma dificuldade de manter esse capital necessário.

Atender a demanda

Para determinados compradores, faz-se necessário ter uma escala de produção para atender todas as suas necessidades.

Assim, o empresário deve estar atento para não oferecer produtos a clientes que não possa suprir a demanda.

Nesse aspecto, o controle do lead time faz-se imprescindível.

Padrão de qualidade

É muito comum importadores receberem amostras excelentes, mas posteriormente, mercadorias com qualidade inferior.

Por outro lado, muitos produtos acabam perdendo a qualidade conforme o decorrer do tempo.

Para que esses casos não aconteçam no seu negócio, é necessário criar programas de qualidade, como adotar o ISO 9000, padronizar processos e recorrer a tecnologia.

Assim, após conseguir fabricar produtos de excelência, será possível manter a qualidade e o sucesso da mercadoria no exterior.

Embalagem e transporte

Visando a integridade do material, é aconselhado usar embalagens mais reforçadas para o transporte internacional.

Além disso, nos casos de utilização de contêiner, é preciso saber com exatidão a quantidade de material que pode ser transportada, para calcular corretamente os custos e preço de exportação.

Entendimento do mercado alvo

É fundamental conhecer a burocracia e cultura do mercado alvo antes mesmo de executar o projeto.

O empresário deve estar atento a acordos e possíveis barreiras internacionais, como a alta taxação de determinado produto.

O aspecto cultural é necessário para entender se a sua mercadoria terá uma aceitação.

Pós-venda

Muitos empresários deixam de acompanhar o processo quando a carga é embarcada.

No entanto, é necessário pensar na operação completa, e definir quem e como será prestada a assistência técnica, a reposição de peças e os serviços de pós-venda.

Branding internacional

A promoção comercial no exterior é deixada de lado por muitos pequenos e médios empresários devido o seu alto valor.

Assim, a própria marca é substituída para vender com a marca dos clientes, algo mais simples para os primeiros pedidos.

Entretanto, sem um branding, a marca pode ser facilmente trocada por outro fornecedor.

Por isso, é fundamental investir no marketing internacional para manter e alavancar as vendas.

Oportunidades na exportação para PME

Apesar das dificuldades apresentadas, a PME que supera essas barreiras alcança inúmeros benefícios, como:

  1. A diversificação de mercados;
  2. A redução da dependência do mercado interno;
  3. A melhoria da qualidade dos produtos e serviços;
  4. A possibilidade de internacionalizar a marca;
  5. A diminuição dos custos com o aumento de escala;
  6. O prolongamento do ciclo de vida do produto;
  7. O aproveitamento de eventual capacidade ociosa;
  8. A ampliação da visão empresarial e de negócio.

Assim, percebemos que uma empresa exportadora possui maior estabilidade e consegue evoluir de forma contínua a nível internacional.

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