EXPORTAÇÃO

Exportação direta e indireta: entenda as diferenças

Redator Valor Aduaneiro

Reunião para definir o tipo de exportação: direta ou indireta

Redator Valor Aduaneiro

Sem dúvida, vender produtos no mercado internacional pode representar uma importante virada de jogo na história de uma empresa.

De fato, a exportação abre caminhos para um aumento na escala de produção, para o aperfeiçoamento técnico, o fortalecimento como um referencial no mercado nacional, e principalmente, um aumento da receita.

Para quem pretende começar a exportaré fundamental conhecer os conceitos de exportação direta e indireta. Acompanhe a seguir um pouco mais sobre esse assunto.

O que é exportação direta e indireta?

Conceito de exportação direta

A exportação direta ocorre sem a presença de intermediários. Mais precisamente, é a própria empresa, aquela que fabrica ou vende os produtos, que negocia diretamente com a empresa compradora, no país de destino.

Assim, um representante da empresa vendedora no Brasil entra em contato direto com um representante da empresa compradora no país importador.

Conceito de exportação indireta

Já na exportação indireta, ocorre quando uma outra empresa, especializada em exportação, faz a ponte entre a empresa brasileira que quer vender e a empresa internacional que pretende comprar. Logo, quem realiza todo o processo de exportação é o intermediário e, nesse caso, a empresa que vende para o exterior não precisa de conhecimento ou experiência em exportar.

Essa intermediação pode ser feita por uma Trading Company, que é uma empresa especializada em comércio exterior, ou por um consórcio de exportadores.

Prós e contras de exportar direta ou indiretamente

Os tipos de exportação direta e indireta possuem algumas particularidades. Portanto, para iniciar as suas operações de exportação da forma mais vantajosa para a sua organização, é preciso que você conheça os prós e contras de cada uma delas.

Análise da exportação direta

Uma das vantagens mais aparentes, porém, muitas vezes questionável, é a redução dos custos. Como é a própria empresa que negocia com o comprador no mercado externo, não há os gastos com o serviço de intermediação.

Porém, principalmente para empresas que ainda não possuem o know-how da exportação, operar por conta própria pode acabar representando prejuízos, pela má avaliação dos contratos, possíveis multas por exigências burocráticas não cumpridas e até mesmo uma maior tributação.

Além disso, as operações de exportação podem demandar a contratação de novos colaboradores, a criação de um novo departamento, ou o acúmulo de tarefas para a equipe atual. Há, portanto, um aumento no custo operacional.

Mas se a empresa possui capital para investir em um setor de exportação, ao longo do tempo pode ser recompensador, pela aquisição de experiência nesse tipo de operação, uma maior autonomia e também a valorização de sua marca, tanto no mercado interno, quanto no externo.

Análise da exportação indireta

Muito mais simples, prática e segura, a exportação indireta tem a vantagem de servir para qualquer empresa, mesmo para aquelas sem nenhuma experiência com a exportação. Isso porque as operações são realizadas por quem já domina todos os trâmites desse mercado, incluindo as formas mais lucrativas de exportar.

Dessa forma, o negócio que venderá no mercado externo, com a ajuda de uma empresa especializada em comércio exterior, não precisa alterar nenhum aspecto operacional, exceto no caso de aumentar a produção, em decorrência da demanda no mercado externo e o interesse em ampliar o fornecimento.

É importante salientar que a empresa terceirizada deve garantir que todas as questões fiscais e contratuais sejam tratadas respeitando normas, padrões e exigências nacionais e internacionais.

Saiba qual é o tipo de exportação ideal para a sua empresa

A escolha certa entre exportação direta e indireta, vai depender mais do que a sua empresa pensa para o futuro, do que dos recursos que ela tem à disposição.

Se você pensa em ampliar a sua empresa, criar um setor de exportação e investir no futuro como empresa exportadora, certamente a forma direta é a melhor opção.

No entanto, se prefere deixar a sua empresa como está, enquanto busca uma alternativa para maiores lucros e uma independência das flutuações do mercado nacional, realmente escolher a exportação indireta trará maiores vantagens.

Valor Aduaneiro realiza toda a gestão aduaneira de exportação para sua empresa! Entre em contato e saiba como podemos ajudar o seu negócio.

Receba os melhores conteúdos



    Receba uma análise gratuita das suas operações

    Shopping Basket