DESPACHO ADUANEIRO

Você sabe qual é o papel do despachante aduaneiro na exportação?

Redator Valor Aduaneiro

Você sabe qual é o papel do despachante aduaneiro na exportação?

Redator Valor Aduaneiro

Qual seria exatamente o papel do despachante aduaneiro na exportação de seus produtos? Se a sua empresa ainda não tem a resposta para essa pergunta, você precisa das informações que vão a seguir, porque a escolha do despachante aduaneiro será, certamente, um fator decisivo para o sucesso e a lucratividade de sua atividade exportadora. Boa leitura!

Despacho Aduaneiro de exportação

O despacho aduaneiro é um procedimento obrigatório pelo qual toda mercadoria destinada à exportação deve passar, para que sejam liberadas. Neste processo, todos os dados que foram apresentados pelo exportador, com relação às suas mercadorias, são analisados para que se confirme a sua exatidão e a sua conformidade com a legislação pertinente.

O Governo Federal regulamentou o procedimento de despacho aduaneiro de exportação, com o objetivo de fiscalizar, padronizar e agilizar a saída de mercadorias do Brasil, o que atualmente é realizado de acordo com o Decreto nº 6759, expedido no ano de 2009.

Veja quais são as etapas do despacho aduaneiro:

  1. DECLARAÇÃO – são relacionadas as informações básicas sobre as mercadorias, as empresas, os responsáveis e os locais envolvidos na operação.
  2. DISTRIBUIÇÃO – é designado um agente fiscal da Receita Federal, que ficará responsável pelo processo, junto ao despachante, desde o início até a liberação da carga.
  3. PARAMETRIZAÇÃO – é realizada uma conferência preliminar das informações, de acordo com o que foi declarado no Sistema de Comércio Exterior (Siscomex) e realizado o encaminhamento das mercadorias, de acordo com as categorias a que foram designadas.
  4. CONFERÊNCIA – se não houver nenhuma pendência fiscal, é estipulada uma data para a realização da conferência das mercadorias e de toda a sua documentação.
  5. DESEMBARAÇO – quando ocorre a liberação das mercadorias pela autoridade fiscal, após o sucesso na conferência de todos os itens e requisitos. 

O que faz o despachante aduaneiro na exportação

O papel do despachante aduaneiro na exportação não é apenas o de representar a empresa exportadora perante aos órgãos reguladores nos assuntos aduaneiros. Ele auxilia também a empresa que exporta durante todo o processo, nos assuntos tributários, fiscais, logísticos e até mesmo nas questões comerciais.

O processo de exportação de mercadorias requer o conhecimento que esse tipo de profissional ou empresa específicos detém. Para que saiam do país, os seus produtos precisam estar com a correta documentação, com a sua exata classificação fiscal e tributária, além de ter alguém – o despachante, que possa providenciar o desembaraço aduaneiro até que a sua mercadoria possa chegar ao destino.

O despachante aduaneiro é uma espécie de ponte entre o exportador e o importador, conhecedor profundo de todas as peculiaridades pertinentes às atividades de exportação e, por isso, vai orientar a sua empresa em todas as fases do processo. Ele proporcionará ao seu negócio toda a adequação legal necessária, além de agilizar, otimizar, maximizar os lucros e evitar o pagamento de multas e a incidência de sanções. 

O despachante aduaneiro na exportação é, portanto, uma peça imprescindível e fundamental e, por isso mesmo, os seus serviços são utilizados por empresas de todo o mundo nas relações comerciais internacionais.

Como escolher um despachante aduaneiro?

Pela importância desse profissional em suas atividades de exportação, é necessário escolher com bastante cuidado esse parceiro para as suas operações. Separamos, a seguir, algumas recomendações para ajudar na escolha do seu despachante aduaneiro.

Especialização

Busque, preferencialmente, profissionais que tenham especialização, técnica ou superior, em áreas do comércio exterior. Cursos especializados fornecem uma ampla gama de conhecimentos técnicos que este profissional precisa para cumprir com excelência as suas funções.

Experiência

O conhecimento técnico deve estar lado a lado com a experiência prática nas atividades de exportação. Procure por profissionais com um bom histórico de atuação, principalmente na exportação de mercadorias para empresas similares a sua.

Know how

Existem profissionais que, além da experiência e do conhecimento, já possuem um modo específico de operar, com processos bem definidos e claros. Eles possuem também as habilidades necessárias para solucionar os eventuais problemas que possam ocorrer durante o processo de exportação. Normalmente utilizam softwares específicos e modernos em suas atividades e tornam todo o processo muito mais claro, simplificado e eficaz para a empresa que os contrata.

Referências

Se o despachante aduaneiro consegue reunir todas as características citadas anteriormente e ainda tiver excelente credibilidade e reputação no mercado, através de sólidas referências comerciais, então a sua empresa encontrou o parceiro ideal!

Conte com a Valor Aduaneiro

Lembre-se de que o papel do despachante aduaneiro na exportação é crucial para o sucesso da sua empresa no comércio exterior. A escolha correta desse profissional parceiro é o que determinará se as suas operações de exportação serão bem sucedidas ou não.

Por isso, conte com a Valor Aduaneiro para guiar a sua empresa na exportação! A nossa empresa conta com profissionais especializados, que possuem sólida experiência e know how em comércio internacional, além de excelentes referências comerciais, atuando como um braço direito do exportador no Brasil e uma ponte que conecta a sua empresa com o mundo. Entre em contato com a Valor e conheça o nosso trabalho!

Receba os melhores conteúdos



    Receba uma análise gratuita das suas operações

    Shopping Basket