DESPACHO ADUANEIRO

Saiba escolher o despachante aduaneiro ideal para sua empresa

Redator Valor Aduaneiro

Despachante aduaneiro planejando sua rotina

Redator Valor Aduaneiro

A entrada e saída de mercadorias e/ou bens para o mercado internacional é uma realidade no dia a dia de várias empresas.

O despachante aduaneiro tem um papel fundamental na importação e exportação, haja vista que é capaz de gerar economias e vantagens competitivas nos processos, além de garantir o cumprimento das obrigações legais da empresa.

Dessa forma, saber escolher qual profissional se encaixa melhor na sua necessidade pode ser um fator decisivo para o bom andamento dos seus processos.

Confira neste post qual a atuação do despachante aduaneiro e como escolher o ideal para a sua empresa!

Qual a função do despachante aduaneiro no meu processo?

Em resumo, o despachante aduaneiro atua nos processos de importação e exportação. Esse profissional é responsável por fazer as declarações aduaneiras de acordo com a definição do regime aduaneiro a ser adotado nos processos, além de ser responsável pela realização do desembaraço aduaneiro.

O despachante aduaneiro prepara e assina em nome do tomador de serviços, os documentos base para o despacho aduaneiro. Ele atua como “ponte” entre importador e exportador, verificando o enquadramento fiscal da mercadoria e providenciando seus respectivos recolhimentos de impostos, fretes, adicionais de fretes, taxas de armazenagem, demurrage, etc.

No mercado atual, não basta que o despachante aduaneiro faça somente a liberação das mercadorias dos seus clientes junto à alfândega. Um bom profissional precisa conhecer toda a cadeia produtiva dos clientes, bem como a de comercialização também. Portanto, ele deve atuar na função de um consultor de logística aduaneira, realizando toda a assessoria do processo.

Agora que você já sabe o quão importante é o papel do despachante aduaneiro, chegou a hora de entender como escolher um bom profissional para sua empresa.

Como escolher um bom despachante aduaneiro para a minha empresa?

Sabendo da importância deste profissional para os processos de comércio exterior, existem alguns cuidados a serem tomados na escolha do seu despachante aduaneiro. Veja!

1) Especialização profissional

A área de comércio exterior, por si só, já é complexa. Para a sua atuação, o despachante aduaneiro necessita de diversos conhecimentos específicos e técnicos.

Este profissional precisa conhecer as legislações que regem tanto o comércio nacional quanto o internacional.

Sendo assim, ter um parceiro com especialização profissional na área do comércio exterior – através de cursos técnicos ou superiores – pode ser um diferencial para sua empresa, uma vez que fornecem os conhecimentos técnicos específicos requisitados nesta área.

Além do mais, propiciam ao profissional o entendimento da utilização de softwares específicos da área que auxiliam na eficiência da gestão aduaneira.

2) Profissionais experientes

Por outro lado, um ponto a ser considerado é a experiência que o profissional tem na área.

Por mais que o despachante aduaneiro tenha especialização técnica, a competência do profissional é comprovada de fato na prática, com experiência em atuação no mercado.

Profissionais com um bom histórico profissional, com atuação prévia em empresas de ramos parecidos com a sua, podem ser mais adequados para a sua realidade.

Tenha isso em mente quando for escolher seu despachante!

3) Know how e definição de processos

Este é mais um ponto a ser considerado ao escolher seu parceiro.

Processos bem definidos e esclarecidos tornam o despacho aduaneiro um processo mais ágil como um todo.

O fato de um despachante aduaneiro ter um excelente know how dos processos, indica que por ter uma grande experiência profissional no ramo, este profissional conseguirá auxiliar a solucionar eventuais complicações nos processos.

São diversas as formas que um despachante aduaneiro com grande know how pode te auxiliar, desde identificar rapidamente uma solução por já ter vivenciado uma situação semelhante anteriormente, até conseguir montar uma solução inovadora baseada nos conhecimentos técnicos e práticos que possui.

Um despachante aduaneiro que tem seus processos bem definidos e claros, e que tem um excelente know how, é muito mais indicado para sua empresa.

4) Referências comerciais

Até então você viu três pontos para analisar na hora de escolher seu despachante.

No entanto, não adianta seguir os passos anteriores se o profissional que você escolher não tiver boa reputação e credibilidade no mercado.

Além disso, você pode considerar indicações de parceiros importadores e/ou exportadores, posto que eles já experimentaram e aprovaram o serviço do profissional.

Como visto, a escolha do seu despachante aduaneiro carrega consigo uma grande responsabilidade.

Todavia, ao considerar os pontos listados neste post, essa atividade se torna mais tranquila, e você terá maiores chances de acertar na escolha.

Conte com a Valor Aduaneiro

A Valor Aduaneiro é uma empresa de assessoria e despachos aduaneiros, especializada em comércio exterior, que possui o conhecimento técnico necessário para auxiliar tanto importadores como exportadores.

Fale agora mesmo com um especialista!

Receba os melhores conteúdos



    Receba uma análise gratuita das suas operações

    Shopping Basket